Articles — abnTeX

Articles tagged abnTeX

Show all Articles

Trabalho de Sistemas Distribuídos
Trabalho de Sistemas Distribuídos
Este trabalho tem a missão de explicar alguns temas de sistemas distribuídos, estes sistemas são fundamentais para a comunicação, integração e processamento de dados via internet ou rede local. Ao longo do trabalho abordaremos os principais tópicos tais como: WebServices, Padrões de Sockets entre outros.
Cassio Ferraz
REDES SEM FIO DEFINIDAS POR SOFTWARE: ESTUDO DO MININET WI-FI
REDES SEM FIO DEFINIDAS POR SOFTWARE: ESTUDO DO MININET WI-FI
Com a dinâmica e o substancial aumento no tráfego de dados bem como sua mobilidade, pode-se notar que a tecnologia da informação está em franco desenvolvimento, porém nota-se que a infraestrutura para o tráfego destes dados, tanto em tecnologias cabeadas, bem como tecnologias sem fio, não conseguem se desenvolver com a mesma velocidade. Isso se dá principalmente pelo modo como a Internet foi estruturada, fazendo com que não fosse possível realizar grandes mudanças em seu núcleo. Com o surgimento do protocolo OpenFlow e o conceito de Redes SDN (Software Defined Network), foi possível implementar soluções em paralelo com tráfego atual sem afetar diretamente o que existe na infraestrutura, e com a finalidade de atender diferentes demandas emergentes. Com o uso deste novo modelo, foi desenvolvido também o conceito de SDN para redes sem fio (SDN-WIFI), cujo objetivo principal é utilizar as mesmas aplicações de redes SDN para seu uso em enlaces sem fio e mobilidade. Neste trabalho será apresentado o conceito de Redes definidas por software,bem como os conceitos de SDN-WIFI e alternativas para o tráfego de dados sem fio através do uso deste modelo. Será avaliado o Mininet-WiFi para na realização das simulações de ambientes.
Leandro Aurélio
Estudo Comparativo entre Ferramentas de Geração de Aplicativos para Dispositivos Móveis
Estudo Comparativo entre Ferramentas de Geração de Aplicativos para Dispositivos Móveis
Com a onipresença da internet na vida das pessoas e do mercado, vem aumentando e se tornando exigência web sites para empresas de todos os ramos e tamanhos. Em razão disso, diariamente empresas gastam valiosos recursos no desenvolvimento de web sites para seus produtos e negócios. Com a popularização dos smartphones , vem surgindo uma nova necessidade, a de desenvolvimento de aplicações mobile para suprir essa demanda de uma maior presença nas diferentes mídias. O barateamento das ferramentas para criação automática de web sites e aplicações mobile facilita a inserção na internet dessas empresas, entretanto o resultado acaba sendo de mal qualidade. A motivação deste trabalho é apresentar 3 (três) ferramentas distintas de criação e geração de aplicações móveis: AppGenerator, WebFlow e AppMachine. O objetivo é demonstrar como as ferramentas se diferenciam comparando 3 (três) métricas: a velocidade no desenvolvimento, qualidade e tamanho do código gerado e o número de linhas resultantes. Juntamente com as métricas que serão comparadas ao final dos testes será feito um questionário com os usuários afim de validar a experiência utilizando cada uma das ferramentas para comparar com os resultados anteriores. Os resultados mostram que a verticalização na criação do web site e aplicação mobile que a ferramenta AppGenerator utiliza, tem no final um resultado mais conciso, de melhor qualidade e de maior velocidade no desenvolvimento da aplicação final, com uma média de 3 (três) vezes em relação as outras ferramentas utilizadas para comparar, e um código com um número de linhas menor em 3,6 vezes quando comparado.
Henrique Carvalho Parreira
Controle de Acesso Baseado em Gestão de Riscos
Controle de Acesso Baseado em Gestão de Riscos
Em um cenário onde a execução dos processos são altamente dependentes de recursos de Tecnologia da Informação (TI), a forma de entrega dos acessos é elemento vital para garantia da proteção e confiabilidade das informações que viabilizam a execução das tarefas desses processos. Neste contexto, o sistema ERP de uma organização é item de configuração chave, demandando de sólido gerenciamento do controle de acesso, manipulação e armazenamento das informações. Este artigo aborda, no contexto de uma organização brasileira de capital aberto, o método de controle de acesso aplicado em conjunto com o processo de gestão de riscos, que juntos proporcionam uma visão singular sobre riscos diversos que podem ser até mesmo de fraudes financeiras. O acumulo de permissões, ou ainda, a concessão de acessos sem prévia análise dos riscos de segregação de função (SoD - Segregation of Duties) podem trazer consequências graves à organização. Neste intento, buscou-se uma contextualização de acordo com a legislação vigente, processos necessários, tomando como exemplo um sub processo da área financeira de uma organização fictícia que utiliza o sistema SAP.
Felipe Pereira da Silva
Estudo da Performance de Algoritmos de Criptografia em Dispositivos de Internet das Coisas
Estudo da Performance de Algoritmos de Criptografia em Dispositivos de Internet das Coisas
Este trabalho apresenta o estudo da performance de algoritmos de criptografia em plataformas de Internet das Coisas. O presente trabalho tem como objetivo estudar o funcionamento de algoritmo de criptografia simétrico AES e assimétrico RSA e aplicá-los a ambientes de Internet das Coisas, para que se possa avaliar o impacto na performance dos mesmos. Assim como, aplicar algoritmos de criptografia na camada de rede, na tentativa de garantir a segurança dos dados trocados em um ambiente de Internet das Coisas. Através do estudo, foi verificado que algoritmos assimétricos possuem maior impacto na performance do dispositivo, pois se baseam em cálculos complexos. Com isso, foram escolhidas plataformas utilizadas em prototipagem para mensurar o impacto no processamento. Ao realizar os testes, foi possível provar o impacto na rede e ajudar, através dos dados coletados, a escolher o algoritmo que melhor se adequa ao ambiente de Internet das Coisas, assim como, às necessidades de segurança dos mesmos. Created with the UNIFOR dissertation template
Amanda
Trabalho Final - Hadoop versus Spark
Trabalho Final - Hadoop versus Spark
Hadoop versus Spark
Matheus Barbosa

Related Tags

PortugueseInternational LanguagesUniversityPortuguese (Brazilian)Project / Lab ReportAcademic JournalThesisUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade de São PauloUniversidade Federal de Ouro PretoUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Federal de GoiásUniversidade de FortalezaUniversidade do Vale do Rio dos SinosUniversidade de Brasília (UnB)Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Piauí (UFPI)Faculdade do Piauí (FAPI)Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Escola Politécnica da USPUniversidade Federal de Itajubá (Unifei)Universidade Federal do Pará (UFPA)Universidade Estadual de Santa CruzInstituto Tecnológico ValeInstituto ModalInstituto Federal de São PauloUniversidade Federal do ABC